Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
2 pages
1 file
Análise de uma pequena coleção egípcia inédita, pertencente ao Museu Nogueira da Silva - Universidade do Minho - Braga, Portugal. A coleção consiste de duas estatuetas shabti e um amuleto de Amum. The first study of a small Egyptian collection from Museu Nogueira da Silva - Universidade do Minho, Braga, Portugal. The collection is composed by two shabtis and an amulet of Amun.
2019
Essa apresentação tem como objetivo expor as possibilidades de pesquisa em acervo utilizando, para tanto, representações do deus Bes (inv. 74/d.1.11., 86/1.1., RGA 7161/MP 012-32., RGA 7142/ MP.012-6., X. 703) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, projeto que ainda se encontra em andamento. Essa exposição demonstrará como as novas tecnologias, mais especificamente o RTI (Reflectance Transformation Imaging) podem auxiliar em análises iconográficas dos materiais dos acervos museológicos a fim de gerar novas interpretações. Sua aplicação tem como intuito disponibilizar os resultados em um formato virtual de alta qualidade, passível de pesquisa frente ao desafios atuais enfrentados pelos museus.
Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 1997
Anais do III Sebramus, 2017
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação da coleção egípcia do Museu Real (atual Museu Nacional da UFRJ), 1 situando-o nos contextos oitocentista do colecionismo de curiosidades e da formação de museus; bem como das diversas modalidades de colecionismo de antiguidades egípcias vigente no Brasil imperial. Adquirida em 1826, essa coleção possui extrema relevância para compreendermos as tendências colecionistas do período e sua relação com o estabelecimento da egiptofilia no Novo Mundo. Para além disso, o acervo ganhou notável destaque em sua época, sendo possível recompor a trajetória dos usos dados a ela pela instituição, o que permitem entender as diversas formas de recepções e ressignificações pelos quais seus itens passaram, ao longo do século XIX. Abstract: This paper aims to analyze the process of formation of the Egyptian collection of the Royal Museum (current National Museum of UFRJ), situating in the nineteenth-century contexts of collecting curiosities and the formation of museums; as well as of the diverse modalities of collection of Egyptian antiquities present in Imperial Brazil. Acquired in 1826, this collection is extremely relevant to understand the collecting pratices of period and its relation to the establishment of Egyptophile in the New World. In addition, the collection gained remarkable prominence in its time, and its is possible to recompose the trajectory of the uses given to it by the institution, which yours items passed during the XIX century.
V - estudos de egiptologia - SEMNA, 2018
Arqueologia enquanto ciência que estuda os remanescentes materiais do comportamento humano é constantemente confrontada com problemas na interpretação, registro e conservação da cultura material. Um dos principais desafios da pesquisa arqueológica é dividir-se entre tornar possível a publicação na forma precisa do objeto de estudo e a conservação deste. Neste sentido, as tecnologias de escaneamento e visualização 3D têm gerado uma revolução em diversos setores da arqueologia. No caso da epigrafia, o uso de scanners de precisão industrial tem demonstrado um enorme potencial na captura de relevos invisíveis a olho nu. O objetivo deste artigo é o de apresentar o trabalho de epigrafia digital que foi realizado nas estelas egípcias do Museu Nacional entre os anos de 2017 e 2018
Semna - Estudos de Egiptologia IV, 2017
Cadmo Revista de História Antiga, 2013
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.
Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 1998
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Monografia apresentada à disciplina Orientação Monográfica I, como requisito para a conclusão do Curso de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Profa. Dra. Laura Perez Gil, 2011
Topoi. Revista de História, 2022
ler.letras.up.pt
Cadmo Revista de História Antiga, 2014
Semna - Estudos de Egiptologia V, 2018
Leonardo Vieira, 2021
Revista Educação em Questão, 2018
UFMG, 2019
Cadmo: Revista de História Antiga, 2008
Revista Ventilando Acervos, 2019
Livro (organizadora), 2019
Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, 2003
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 2022
Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, 1996
Revista Concinnitas, 2018
VI World Congress on Communication and Arts, 2013
Revista de Arqueologia, 2020
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 2003