Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019, Visões autoritárias: Reflexões sobre o pensamento conservador no Brasil no século XX
…
6 pages
1 file
Dia-Logos, 2016
O presente artigo busca compreender o surgimento do Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA), fundado em 1989 por Enéas Carneiro (1938-2007), e sua inserção no cenário político brasileiro até sua fusão com o Partido Liberal (PL), em 2006. Defendendo temas morais, criticando a classe política brasileira e combatendo as reformas neoliberais, sobretudo no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), o PRONA identificou-se com o conservadorismo e o nacionalismo, ocupando, até sua extinção, considerável espaço na direita política brasileira.
2021
A questão ambiental no Brasil ganhou, nos últimos anos, crescente centralidade política, tanto pelo confronto entre distintos mundos na fronteira de expansão territorial do capitalismo extrativo quanto pela evocação das desigualdades ambientais verificadas no espaço urbano-industrial. Neste artigo, discutimos as afinidades eletivas entre o neoextrativismo e o autoritarismo no Brasil, a partir da análise dos novos dispositivos do capitalismo ecologicamente modernizado, da linguagem antipolítica do liberalismo autoritário e da relação entre neoextrativismo, antiitelectualismo e constrangimento da liberdade acadêmica. Palavras-chave: Neoextrativismo, Autoritarismo, Neoliberalismo, Meio ambiente. 1 O artigo é fruto da pesquisa: "As Políticas sociais empresariais e suas implicações para os direitos das populações atingidas por grandes projetos de desenvolvimento" financiada pela Fundação Ford.
Portal Vermelho, 2018
Atentar para a história das teorias e práticas neoliberais (em especial, para o experimento que ocorreu no Chile de Pinochet) permite ver que a fusão de elementos presente nos discursos de Trump e da nova direita brasileira não é, de modo algum, nova.
Das Amazônias, 2018
No primeiro capítulo do livro "Fábulas da modernidade no Acre: a utopia de Hugo Carneiro (1927 a 1930)" o escritor dialoga com vários autores buscando entender as mudanças nos cenários urbanos e o papel social, econômico e cultural por trás dessas transformações a partir do governador que representou essas "reorganizações". O estudo aqui apresentado trata da constituição do espaço urbano da cidade de Rio Branco, entre os anos de 1927 a 1930, quando o advogado Hugo Ribeiro Carneiro assumiu o governo do "Território do Acre".
2019
O presente artigo tem como objetivo analisar o contexto progressista de formulação das políticas públicas com recorte de gênero na perspectiva feminista, interseccional e transversal ao longo dos governos Lula e Dilma. E como houve uma guinada nesse sentido, quando da ocorrência do golpe, da ascensão de Temer ao governo e os desdobramentos que resultaram na eleição de Jair Bolsonaro. Como as políticas foram tão rapidamente atacadas, e ainda, como o atual governo vem agindo de maneira conservadora pautado pelo autoritarismo e o neofascismo. Primeiro, uma breve contextualização teórica para trazer uma uniformidade na compreensão dos termos selecionados. Depois um levantamento das políticas formuladas e a implementação em linhas gerais. E por fim, o rápido desmonte perpetrado pelas forças que, até 2016, eram consideradas de oposição, mas que tomaram de assalto o poder por meio de um golpe e a repercussão do forte retrocesso identificado nos dias atuais.
2021
É possível classificar Jair Bolsonaro como um Neofascista? A partir desta pergunta, o objetivo do trabalho é analisar a ascensão e atuação do presidente do Brasil e a suas possíveis relações com a ideologia fascista/neofascista, tendo em vista que o movimento político encabeçado por Bolsonaro se enquadra no processo global de ascensão de uma extrema direita reacionária e autoritária nos últimos anos. Como base para tal empreitada, utilizaremos como referência metodológica textos de importantes nomes das ciências sociais brasileira, assim como, autores de relevância no cenário internacional sobre o estudo da ideologia e do movimento fascista, apontando as semelhanças e particularidades do bolsonarismo em relação aos outros movimentos de extrema-direita pelo mundo.
Crítica Marxista, 2020
This article presents the concept of fascism and tries to demonstrate that the Bolsonaro Government and the social movement that supports that government are fascists, more precisely a particular species of the genre fascism. The article also makes a comparison between the original fascism of the first decades of the 20th century and contemporary Brazilian fascism.
SOS Brasil Soberano - Website
Texto da conferência: "O fascismo e suas formas atuais", em debate organizado por "SOS Brasil Soberano" e pela Federação Interestadual do Sindicato dos Engenheiros (FISENGE-RJ). Rio de Janeiro, 24/10/2018. Disponível em: http://sosbrasilsoberano.org.br/odilon-caldeira-neto-o-brasil-entre-fascismos-e-neofascismos/
Política & Sociedade, 2008
de como as forças políticas regionais relacionaram-se com o novo regime, nem do modo como ocorreram as mútuas e pragmáticas interferências entre os campos intelectual e político durante o Estado Novo, conforme se procurou demonstrar ao longo deste texto.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
História e Cultura, 2024
PROLAM EDITORA, 2019
Anais do 43º Encontro Nacional da Anpocs, 2019
Locus - Revista de História - UFJF, 2012
Versão portuguesa de "Antonio Ferro: Modernism and Politics", publicado em Steffen Dix and Jerónimo Pizarro (eds.), Portuguese Modernisms: Multiple Perspectives on Literature and the Visual Arts, London: Legenda, 2011, pp. 135-154., 2011
Sociologias, 2005
Anais do VI ENANPARQ, 2021
Vestígios do Passado: a História e suas fontes (IX Encontro Estadual de História - ANPUH-RS), 2008
44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020
Cultura, Resistência e Diferenciação Social 2, 2019
Espaço e Economia
Justificando, 2019
Textos para discussão, 2020