Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
14 pages
1 file
, na cidade de São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT) esteve no governo municipal que, pela primeira vez nos cinco séculos da história do país e da cidade, viu no poder um partido de esquerda de origem fortemente popular e que, nascido de movimentos sociais e sindicais, tem sido responsável por grande parte da democratização do Brasil. Foi sob o imperativo dessas três exigências que a Secretaria Municipal de Cultura desenvolveu um projeto cuja diretriz fundamental foi a Cidadania Cultural. Pode parecer estranho (dado o modo como correntemente se entende a cultura como lazer e entretenimento) que a natureza política do trabalho se exprimisse de maneira tão explícita e direta num projeto cultural. Para que a estranheza não permaneça, é preciso considerar as condições (e pré-condições) para propor uma política cultural no Brasil e, particularmente, em São Paulo, a mais capitalista das cidades brasileiras, na qual a lógica do mercado funciona plenamente.
Cultura política: análise da antropologia política de alguns países e considerações filosóficas sobre os governos totalitários do século XX, 2022
O seguinte artigo, apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, referente à disciplina de Antropologia Jurídica, visa definir o conceito de Cultura Política por meio da apresentação de estudos filosóficos e da análise da conjuntura política de países emblemáticos.
2009
O estudo analisa comparativamente dados construidos nas investigacoes realizadas com os Delegados do Orcamento Participativo de Porto Alegre e com a populacao de diversas regioes metropolitanas no pais, no âmbito da pesquisa Cultura Politica e Cidadania coordenada pelo Observatorio das Metropoles (IPPUR-UFRJ). Alem da comparacao referida, o exame focaliza outras duas questoes principais entre os delegados do OP: (a) a existencia de valores e de padroes de atuacao expressivos da chamada Nova Cultura Politica discutida internacionalmente; e (b) a verificacao de possiveis transformacoes na consciencia social, decorrente do tempo de participacao no OP, representativas de uma cultura politica democratica, de cidadania ativa e de fortalecimento do capital social.
Trata-se de uma introdução teórica ao pensamento político brasileiro, na forma didática de verbete, com a seguinte ementa: Política e cultura política brasileira - A cultura política europeia e seus grandes temas: autoridade, liberdade e igualdade. - A expansão colonial europeia e a conformação da cultura política periférica. - A cultura política iberoamericana e o tema do atraso. - A orientação modernizadora da cultura política brasileira. - A importação das instituições dos países cêntricos como indutor da modernização. - Os modelos cêntricos: Inglaterra, França e Estados Unidos. - A inefetividade institucional: a dicotomia país legal versus país real. - A percepção da defasagem entre instituições e realidade: três diagnósticos. - Primeiro diagnóstico: atraso do país legal em face do país real. - Segundo diagnóstico: inefetividade do país legal sobre o real. - Terceiro diagnóstico: adiantamento demasiado do país legal diante do real. - A frustração em torno da modernização institucional: o pedagogismo. - Reação à crise de legitimidade da política tradicional: as vanguardas modernizadoras. - As vanguardas burocráticas (1): o governante. - As vanguardas burocráticas (2): os militares. - As vanguardas burocráticas (3): a magistratura e o ministério público. - Ideologias políticas brasileiras. - Ideologias políticas (1): o nacional-estatismo. - Ideologias políticas (2). O liberalismo cosmopolita.
RIBEIRO, E. A. & BOLOGNESI, B. 2018. Ideologia e representação: valores e atitudes de legisladores municipais. In: Gimenes, E. & Borba, J. Poder legislativo e cultura política: valores, atitudes, trajetória e comportamento político dos vereadores e vereadoras do Estado de Santa Catarina. Curitiba: CPOP. pp. 131-181.
Cultura política e usos do passado, 2020
Livro com artigos apresentados no VI Seminário Internacional História e Historiografia. Os trabalhos aqui reunidos fizeram parte dos Simpósios Temáticos “História política: o percurso contemporâneo como oportunidade de pesquisa”, “Cultura política e violência(s) de estado no Brasil e América Latina”, “Juventudes, Culturas e Identidades: leituras a partir da História e Historiografia” e “Os usos políticos dos passados Antigo e Medieval na contemporaneidade”. Pode-se dizer que são textos que orbitam as palavras Política e Cultura. Porém, o centro gravitacional que faz essas produções existirem extrapola o campo conceitual. O que une os trabalhos aqui compilados, de fato, é o desejo de que possamos (nos)reconhecer (n)o outro, superar nossas imagens mortíferas, reencontrar o onírico de nossas existências, ultrapassar esse tempo estranho e lembrar que História é o apelido carinhoso pelo qual a vida atende, quando está apaixonada. ISBN: 978-65-87429-65-6 - e-book - pdf
Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR
Neste material debruça-se acerca de aspectos peculiares do Litoral do Paraná, principalmente no que se refere a identificação de uma Cultura política da desconfiança, gerada por uma Cultura Política Elitista mais geral que direta e indiretamente forja realidades marcadas pela desigualdade social, econômica e sociocultural. Região paradisíaca, cercada de Ilhas, Morros, Sambaquis históricos, cachoeiras, gastronomia diversa, entre outras atrações, como por exemplo, a Ilha do Mel que atrai milhões de turistas anualmente, mas que tem em sua sazonalidade realidades encortinadas, saberes silenciados e fortes relações engendradas pelo clientelismo (o uso da máquina pública enquanto moeda de troca de voto e outros tipos de favorecimento).
Esta tese investiga, a partir do estudo do bairro paulistano da Mooca, entre os anos de 1942 e 1973, os caminhos pelos quais se teceram as redes de sociabilidade que permitiram, não apenas a continuidade de muitas práticas coletivas de mobilização e associação anteriores à guerra, mas a sua contínua sofisticação e recriação nas décadas seguintes. Assim, o trabalho está centrado na construção cotidiana dos laços associativos e nas relações comunitárias que eles produziram; tomando-os como os eixos da contínua formação da classe trabalhadora, tanto nos locais de trabalho quanto, principalmente, nas relações de vizinhança. Iniciando com a constituição dos Comitês Democráticos e Populares, passando pelos clubes de futebol, pelas organizações étnico-culturais, pelos clubes de dança etc., a discussão avança até a formação das Sociedades Amigos de Bairro, mostrando como as múltiplas experiências sociais forjadas no entrelaçamento dessas variadas redes de sociabilidade se articularam, de maneira sofisticada, e deram a forma e o conteúdo tanto para as ações políticas e as práticas sindicais, quanto para muitas das organizações de bairro que marcaram a Mooca naquelas décadas. Acompanhando a trajetória do PCB e da UDN, bem como de líderes políticos como Jânio Quadros e Adhemar de Barros, este trabalho salienta que os arranjos partidários são compreendidos apenas quando são percebidos na sua estreita relação com as diversas organizações de bairro e com os mm imentos sociais que elas produziram. Portanto, os significados que as classes populares atribuíram à democracia, ao populismo e ao desenvolvimentismo estão profundamente ligados às suas múltiplas c.\pcricncij> de demandas urbanas. A tese pretende mostrar que, com as suas contínuas mobilizações e suas lutas por serviços públicos, as classes populares articularam uma linguagem de direitos que norteou tanto suas ações políticas quanto suas experiências comunitárias, fazendo-as e refazendo-as a cada novo confronto.
Cadernos CEMARX, 2021
Finalmente os leitores brasileiros terão acesso, no formato de livro, a alguns dos resultados de anos de investigações, envolvendo pesquisadores ligados à Brigada de Agitação e Propaganda Nacional Carlos Marighella, organizada pelo MST, e a assessoria de Iná Camargo Costa, professora aposentada da FFLCH/USP.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), 2021
GOT - Journal of Geography and Spatial Planning, 2017
Políticas Culturais em Revista, 2010
Mediações - Revista de Ciências Sociais, 2004
São Paulo em Perspectiva, 2001
São Paulo em Perspectiva, 2001
Incursões sobre a lingüística no século XX com foco na lingüística textual, 2012
Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, 2021
Comunicação & Educação, 2002
Anais do V Cocaal - Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, 2017
ARTE E POLÍTICA. Evolução da Arte em Portugal e as manifestações na cidade do Porto. Os Artistas., 2019