Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2009, ANNABLUME/FAPESP
…
127 pages
1 file
Moses I. Finley, 1983
O texto aborda questões políticas referentes à Atenas democrática e à República Romana.
Revista de Antropologia da UFSCar
Este artigo procura analisar o percurso de mobilização das prostitutas no Rio de Janeiro até o reconhecimento de uma identidade profissional. A formação das associações de prostitutas no Brasil, a partir dos anos 1980, a participação efetiva no movimento de prevenção da AIDS e a interlocução com o Ministério da Saúde na conquista do almejado registro da prostituição na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério de Trabalho, contribuíram para a definição de suas causas e serão aqui restituídos de seus contextos político, social e urbano, de modo a evidenciar o desenvolvimento de um código deontológico de um grupo profissional.
A experiência de historiar tempos, espaços, práticas e representações, leva o historiador a repensar seu próprio tempo e espaço, suas próprias práticas e representações. Na concepção de Fernand Braudel -o grande nome da segunda fase da Escola dos Annales (1956)(1957)(1958)(1959)(1960)(1961)(1962)(1963)(1964)(1965)(1966)(1967)(1968)(1969) -, a problematização sobre espaço e tempo histórico deve ser analisada a partir da mediação que se dá entre esses campos. No que se refere ao espaço, Braudel "aprofundou o estudo sobre as relações entre o meio ambiente e a vida material". No que se refere ao tempo, estabeleceu a inter-relação entre os diferentes tempos históricos -longo, médio e curto -, que se cruzam na história das sociedades. Ou seja, para os Annales, o tempo histórico "articula mudança e estrutura, sucessão e simultaniedade" (Reis, 2005, p. 204). Pensar em identidade e espaços étnicos nessa perspectiva é adentrar no campo da História Cultural que vem tentando transpor, na medida do possível, as pontes entre as diversas Ciências e orientar a pesquisa histórica na direção da interdisciplinaridade. Entre as preocupações que norteiam a tese de tal linha historiográfica, encontram-se "o foco nos processos mentais, na vida cotidiana e suas representações" (Vainfas, 1997, p. 136). O estudo das relações sociais entre negros e brancos e seus descendentes na cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP passou por tal encaminhamento de análise 1 . A construção dos espaços sociais -e suas representações -, foi analisada a partir da perspectiva étnica, considerando os jogos de poder entre os diversos grupos político, econômicos e sociais envolvidos nessa construção. A etno-história, segundo Edgard F. Neto (1997, p. 328), colocando as etnias em evidência, "aprofundou o significado da liberdade de ser, ao mesmo tempo que, contribuiu decisivamente para a gênese de novas forma de relação com a alteridade e com a singularidade, acima de tudo dialéticas".
Identidades e Crise das Democracias, 2022
O livro j propõe como ponto de partida um marco analítico sobre a formação do “eu” e do “nós”, e de como essas duas categorias ordenam nossa compreensão da realidade. Depois de um rápido apanhado histórico, se concentra nos processos contemporâneos de fragilização das identidades individuais e coletivas. Fragilização, essa, alimentada por transformações sociais e culturais, e expectativas de consumo inexequíveis para a maioria, que produzem um mal-estar social apropriado por discursos antidemocráticos.
Trata-se de uma coletânea de ensaios de pesquisadores/as com pesquisas desenvolvidas e/ou em desenvolvimento (Mestres e Doutorandos/as) e outros/as em formação (Iniciação científica). Os capítulos da coletânea contemplam variadas sociedades do chamado mundo antigo, que vão das regiões do Crescente Fértil até a Bretanha, passando por regiões menos estudadas como o reino de Axum, por exemplo. A periodização também se estende, desde a recuada formação do monoteísmo hebraico até a afirmação do cristianismo na Antiguidade Tardia e suas fronteiras fluidas com a Idade Média. Tal característica nos mostra como os estudos sobre a Antiguidade têm se desenvolvido no Brasil de forma variada e dinâmica, colocando jovens pesquisadores/as em diálogo sobre múltiplas culturas e temporalidades antigas. Definitivamente, temos aqui uma Antiguidade plural, ou melhor, temos diversas Antiguidades e diferentes povos, entre os quais estão mulheres, homens, effeminati, feiticeiras, generais, guerreiras bárbaras, cristãos, poetas, deusas, etc.
Nietzsche's views are a common discussion theme within philosophers and with everyone bold enough to give him a chance. Nietzsche had an unique way of seeing humanity and its meaning and dared to defy concepts that we didn't care to think aboutor we didn't knew we could question. Throughout this text my objective was to clarify some of Nietzsche's critiques to selected philosophers and compare their perceptions on a common point.
arianismo e o paganismo no século IV *
2017
Resumo: O artigo pretende demonstrar a dimensao etica e politica do ceticismo antigo. O argumento central e que, embora as posicoes ceticas a respeito de questoes eticas e politicas nao sejam evidentes a partir das fontes originais, elas podem ser identificadas investigando-se a reflexao cetica sobre a vida comum. Ao final, o artigo sugere ainda algumas afinidades entre o ceticismo e o liberalismo politico. Palavras-chave: Ethos; Vida comum; Politica; Ceticismo; Liberalismo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Ciro Flamarion Santana Cardoso, 1990
Phoînix, 2000
Casa Cadernos De Semiotica Aplicada, 2012
Revista Práxis e Hegemonia Popular, 2020
A concupiscência da carne: o Pecado Original de Adão e Eva na Summa Theologiae, 2021
Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2017
Teorias & Políticas da Cultura: visões multidisciplinares, Org. Gisele Nussbaumer, 2007
Contemporânea - revista de sociologia da UFSCar
Revista Competência, 2014