Books by Odilon Caldeira Neto
Fascism in Brazil analyzes the long and varied history of the Brazilian extreme right. The book e... more Fascism in Brazil analyzes the long and varied history of the Brazilian extreme right. The book examines integralism, the main historical Brazilian fascist ideology represented by Brazilian Integralist Action, the largest fascist movement outside Europe. It analyzes the integralist tradition from its founding in 1932 to the present day. It examines how Brazilian Integralist Action began with its leader Plínio Salgado's trip to Fascist Italy and how the Popular Representation Party developed integralism in the postwar era. The book also explores the support of integralists for the 1964 military coup and the role of integralists in the dictatorship. The contemporary extreme right in Brazil is still inspired by the integralist slogans of the 1930s as they seek to nd political space and to demonstrate their strength. Contemporary turning points in neo-integralism were the involvement of neo-fascist groups, including neo-integralists, in the upheavals that culminated in the election of Brazilian President Jair Bolsonaro, as well as in the attack on the headquarters of comedy group Porta dos Fundos in Rio de Janeiro in 2019. This book will be of interest to students and scholars researching comparative fascist studies, the history of the far right, and Brazilian and Latin American history and politics.
Este livro traça a história do fascismo no Brasil desde sua origem, com Plínio Salgado, Gustavo B... more Este livro traça a história do fascismo no Brasil desde sua origem, com Plínio Salgado, Gustavo Barroso e Miguel Reale, até às ações mais recentes, como o ataque à produtora Porta dos Fundos, ocorrido no Natal de 2019. Os autores elucidam como foi a trajetória do integralismo, cujo principal líder foi Plínio Salgado, e descrevem o início deste movimento sob influência do fascismo original, após encontro do então futuro líder dos camisas-verdes, como era conhecido o movimento integralista no Brasil, com Benito Mussolini, líder dos fascistas italianos, conhecidos como os camisas-negras. A história também atravessa todo o período do neointergalismo, com especial atenção aos movimentos que iniciaram em 2004 e chega ao evento do Natal de 2019, considerado pelos autores como a mola propulsora para a elaboração deste livro, uma vez que nas buscas policiais aos responsáveis pelo ataque à sede da produtora, a polícia apreendeu simulacros de armas, facas e mais de 100 mil reais, além de livros relacionados com o universo da extrema direita: de Plínio Salgado a Olavo de Carvalho, cujo nome circula com frequência nas redes sociais e conversas do cotidiano. Trata-se de uma obra voltada a um público amplo, com uma escrita fluida e que certamente ajudará a compreender o atual momento em que o Brasil se encontra.
Autoritarism em foco: política, cultura e controle social, 2019
O livro “Autoritarismo em foco: política, cultura e controle social”, organizado por Gabriela de ... more O livro “Autoritarismo em foco: política, cultura e controle social”, organizado por Gabriela de Lima Grecco (UAM) e Odilon Caldeira Neto (UFSM), reúne pesquisadores de diversos países e instituições, que se dedicam a pensar não apenas sobre as diversas dimensões da prática autoritária na primeira metade do século XX, mas também as permanências desses referenciais em tempos recentes. A partir de itinerários intelectuais e institucionais, assim como de estudos de caso, a obra traz o autoritarismo em questão, discutido como um fenômeno plural e complexo, com dimensões transnacionais.
Com o avanço da "linha dura", no regime militar, a partir de 1965, e a chegada dos "anos de chumb... more Com o avanço da "linha dura", no regime militar, a partir de 1965, e a chegada dos "anos de chumbo", Plínio Salgado -fundador da Ação Integralista Brasileira, o fascismo brasileiro dos anos 1930 -festejou que os meninos militantes daquela época tinham chegado ao poder. Neste mesmo contexto, apareceram os primeiros estudos sobre o integralismo -as teses de Hélgio Trindade e Elmer R. Broxson, e um livro de Hélio Silva. Em 1975, no início do processo "lento, gradual e seguro" para frear a in uência da direita mais radical, o "chefe nacional" morreu. Quatro décadas antes, uni cara diversos grupelhos radicais em um movimento relativamente coeso. Agora, após sua morte, a fragmentação voltou, entre aqueles que se consideravam responsáveis pela preservação de seu legado.
PhD Thesis by Odilon Caldeira Neto
This thesis aims to analyze the political trajectory of the Reedification of
National Order Party... more This thesis aims to analyze the political trajectory of the Reedification of
National Order Party (PRONA), an organization led by Eneas Ferreira
Carneiro. Founded in 1989 and existed until 2006, PRONA represented a
radical right alternative to the Brazilian democratic order, adding several
layers of Brazilian political conservatism and authoritariansm after the
end of Military dictatorship. Thus, the research is divided into two core
and complementary lines. First, is to analyze the diversity constituted by
the Party, that is, which paths were taken by a small party label that
sought to elect their leader as President. In addition, the research also
aimed at analyzing the circularity of ideas that permeated the political
party in question, particularly in the context of cooperation of the
Brazilian radical right and its precepts and conservative and authoritarian
values. In this way, seeks to analyze not only the trajectory of their own
party, but also their relationships on a national and international scale.
Masters Thesis by Odilon Caldeira Neto
Dissertação de Mestrado (História/UEM), defendida em 2011 e posteriormente publicada em livro ("S... more Dissertação de Mestrado (História/UEM), defendida em 2011 e posteriormente publicada em livro ("Sob o signo do Sigma: Integralismo, Neointegralismo e o Antissemitismo"; Eduem, 2014).
--
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a presença, intensidade e a importância do antissemitismo no integralismo em momentos distintos, isto é, a primeira e mais importante fase institucional do movimento, a Ação Integralista Brasileira fundada oficialmente em 1932, e os atuais grupos neointegralistas, que são pequenos grupos que, desde a morte do chefe nacional dos integralistas (Plínio Salgado), tentam rearticular as forças e os anseios de novos e antigos militantes na reorganização do integralismo, um dos principais movimentos da história política brasileira, marcado pelo discurso nacionalista, autoritário, fascista e intolerante. O antissemitismo, em ambos os contextos históricos, apesar de presente em diversas intensidades, constitui-se em um ponto de esquecimento da trajetória integralista, ao mesmo tempo em que se busca a utilização constante de alguns pressupostos de um discurso intolerante e preconceituoso contra os judeus, numa prática que leva em conta tanto o passado institucional integralista quanto as “necessidades” e limitações a tal prática existentes na sociedade do tempo presente.
Papers by Odilon Caldeira Neto
CEBRI , 2024
O artigo analisa o transnacionalismo da ultradireita brasileira partindo de
uma perspectiva histó... more O artigo analisa o transnacionalismo da ultradireita brasileira partindo de
uma perspectiva histórica, destacando suas conexões internacionais desde o século XX. Dividido entre a direita radical e a extrema-direita, o texto explora de que forma, inicialmente, movimentos autoritários como o integralismo se conectaram ao fascismo europeu. No cenário contemporâneo, o bolsonarismo retoma esse transnacionalismo ao se alinhar ao trumpismo e a figuras como Steve Bannon e em espaços como o CPAC e o Foro de Madri. Já grupos neofascistas expandem suas redes globais, conectando-se com movimentos neonazistas e supremacistas por meio da internet. O estudo conclui que o transnacionalismo da ultradireita brasileira é um processo contínuo de adaptação e propagação de ideias globais, moldado por contextos históricos distintos.
NACLA — report on the Americas, 2024
Former president Jair Bolsonaro rose to power in conversation with global far-right forces. But t... more Former president Jair Bolsonaro rose to power in conversation with global far-right forces. But the historical roots of the movement associated with him are uniquely Brazilian.
This article discusses the landscape of neo-fascism in Brazil, analyzing its phases of developmen... more This article discusses the landscape of neo-fascism in Brazil, analyzing its phases of development and dialogs with similar movements and manifestations in the international arena. The central argument of the analysis is that neo-fascism in Brazil is a late and potentially unique phenomenon and therefore has its own particular characteristics in terms of its interaction with the global structures of these manifestations. The article also offers a discussion of the definition of neo-fascism as a category of analysis-as well as its distinction from historical fascism-based on the global nature of these manifestations. KEYWORDS Neo-fascism. Transnationalism. Far right. RESUMO O artigo discute o quadro do neofascismo no Brasil, analisando as suas fases de desenvolvimento e os diálogos com movimentos e expressões congêneres no campo internacional. O argumento central da análise é que o neofascismo, no Brasil, é um fenômeno tardio e potencialmente peculiar, e por essas razões, isso acarreta particularidades do ponto de vista da interlocução com as estruturas globais dessas expressões. Além disso, o artigo fornece uma discussão sobre a definição do neofascismo como categoria de análisee a sua distinção com o fascismo histórico-a partir da condição global dessas expressões.
L’Ordinaire des Amériques, 2020
Nos ultimos anos, os estudos sobre o integralismo (principal iniciativa politica de inspiracao fa... more Nos ultimos anos, os estudos sobre o integralismo (principal iniciativa politica de inspiracao fascista na historia politica brasileira) tiveram um notavel avanco. Isso levou a absorcao de debates oriundos nos estudos dos fascismos transnacionais, assim como desgarrou-se da exclusividade de pesquisas em torno da experiencia institucional da Acao Integralista Brasileira (1932-1937). O objetivo deste artigo e discutir, especificamente, a particularidade do neointegralismo, entendido como o integralismo apos a morte de Plinio Salgado (1975), apresentando as principais interpretacoes sobre o tema, assim como propondo uma definicao mais circunstanciada da nocao de “neointegralismo”.
Revista Euro latinoamericana de Análisis Social y Político (RELASP), 2022
Reseña de: Global Resurgence of the Right: Conceptual and Regional Perspectives, editado por Gise... more Reseña de: Global Resurgence of the Right: Conceptual and Regional Perspectives, editado por Gisela Pereyra Doval y Gastón Souroujon
Conhecer, 2020
With the recent rise of right-wing groups in Brazil, which culminated in Jair Bolsonaro's electio... more With the recent rise of right-wing groups in Brazil, which culminated in Jair Bolsonaro's election, as well as in the election of other far-right-wing leaders, the impacts of these new arrangements in the Brazilian political and partisan field are put into question, besides which assumptions and ideological affiliations are at stake. In addition to categories such as 'new right-wing groups,' terms like 'neofascism' are used indiscriminately to interpret the most varied expressions and groups. In order to put these aspects into question, this article brings an overview of the relations between tiny neofascist groups and partisan political forces in Brazil. By analyzing from the moment of democratic transition until Bolsonaro's election, the relations and disputes between tiny neofascist groups and partisan groups were investigated, in order to see the various disputes existing in the Brazilian far right-wing throughout the 'New Republic.' Key words neofascism; new right-wing groups; political parties.
Oficina do Historiador, 2014
Como foi possível a Argentina, uma nação fundada sobre preceitos liberais, ser palco de radicalis... more Como foi possível a Argentina, uma nação fundada sobre preceitos liberais, ser palco de radicalismos políticos tão danosos, que envolveram e acarretaram em sequestros de bebês, assassinatos com motivação política, perseguições antissemitas, atentados a bomba e uma espécie de "tutela legitimadora" estabelecida em conjunção, sob o signo da cruz (Igreja) e da espada (forças armadas)? De que modo a história política argentina do século XX foi marcada por uma espécie de simbiose entre o contexto global do fascismo transatlântico e uma constante prática de adaptação e reformulação à realidade local? Essas, embora não somente, são algumas questões que movem Federico Finchelstein em "The Ideological Origins of the
O presente artigo busca analisar os embates gerados dentro do processo de formação e transformaçã... more O presente artigo busca analisar os embates gerados dentro do processo de formação e transformação das memórias coletivas, em especial no caso da memória das vítimas e sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, particularmente com o Holocausto (Shoah). Procura ainda compreender como se dá o surgimento de teses que afirmam a inexistência do Holocausto e da existência de um suposto complô judaico de dominação mundial, ou seja, o fenômeno negacionista e os reflexos desta prática no Brasil, assim como os esforços de diversas categorias profissionais em salvaguardar a memória e a disciplina histórica das ameaças de falsificações intole-rantes e discriminatórias.
Domínios da Imagem, 2011
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa "Integralismo ... more Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa "Integralismo e outros movimentos nacionalistas" (UFF/CNPq) e ao GT "Estudos Políticos e Militares Contemporâneos" (UEL/ ANPUH). Resumo Após a morte de Plínio Salgado, principal liderança do integralismo desde os anos 1930, os atuais militantes (neointegralistas) buscam rearticular o movimento político de inspiração fascista, levando em conta não somente a tradição histórica do movimento, mas também os limites impostos-inclusive endógenos-pelo contexto histórico aos chamados camisas-verdes. Desta maneira, estes militantes almejam retomar o movimento de uma maneira crítica, ao mesmo tempo em que celebram o passado considerado pujante. Objetiva-se, neste trabalho, analisar o papel da mascote de um grupo neointegralista específico-Galo Tupã, símbolo do MIL-B-neste embate entre história e memória, sobretudo no aspecto militante da causa.
Recebido: 10/09/2012 Aprovado: 27/02/2013 Publicado: 10/12/2013 Gustavo Barroso exerceu, durante ... more Recebido: 10/09/2012 Aprovado: 27/02/2013 Publicado: 10/12/2013 Gustavo Barroso exerceu, durante os anos de 1933 a 1938, papel central na organizacao e ideologia integralista. As obras antissemitas do autor foram um grande marco referencial nao somente na literatura integralista, mas tambem do antissemitismo nacional. Objetiva-se, neste trabalho, compreender de que forma o autor buscou objetivamente silenciar e minimizar esses aspectos de sua vida, apos desligar-se oficialmente do integralismo. Palavras-chave: Gustavo Barroso, Integralismo, Antissemitismo.
Locus Revista De Historia, Dec 6, 2012
&... more &amp...
L'Ordinaire des Amériques, 2021
Au cours des dernières années, les études sur l’Intégralisme brésilien (la principale initiative ... more Au cours des dernières années, les études sur l’Intégralisme brésilien (la principale initiative politique d’inspiration fasciste dans l’histoire politique brésilienne) ont fait des progrès remarquables. Cela a conduit à l’assimilation des débats résultants des études sur les fascismes transnationaux, tout comme s’est libéré de l’exclusivité des recherches autour de l’expérience institutionnelle de l’Action intégraliste brésilienne (1932‑1937). Le but de cet article est de fournir un portrait plus précis selon la singularité du néointégralisme, compris comme l’Intégralisme après la mort de Plínio Salgado (1975), en présentant les principales interprétations sur le thème, ainsi qu’en proposant une définition plus détaillée de la notion de « néointégralisme ».
Revista Conhecer , 2020
Neofascism, ‘New Republic’ and the rise of right-wing groups in Brazil
With the recent rise of r... more Neofascism, ‘New Republic’ and the rise of right-wing groups in Brazil
With the recent rise of right-wing groups in Brazil, which culminated in Jair Bolsonaro’s election, as well as in the election of other far-right-wing leaders, the impacts of these new arrangements in the Brazilian political and partisan field are put into question, besides which assumptions and ideological affiliations are at stake. In addition to categories such as ‘new right-wing groups,’ terms like ‘neo-fascism’ are used indiscriminately to interpret the most varied expressions and groups. In order to put these aspects into question, this article brings an overview of the relations between little neofascist groups and partisan political forces in Brazil. By analyzing from the moment of democratic transition until Bolsonaro’s election, the relations and disputes between little neo-fascist groups and partisan groups were investigated, in order to see the various disputes existing in the Brazilian far right-wing throughout the ‘New Republic.’Abstract
LOCUS (UFJF), 2019
O artigo analisa as disputas e estratégias políticas dos integralistas ao longo da ditadura civil... more O artigo analisa as disputas e estratégias políticas dos integralistas ao longo da ditadura civil-militar que teve início em 1964. A análise enfatiza, em particular, as relações entre os integralistas, a liderança de Plínio Salgado e os impactos da morte do líder integralista em 1975. A hipótese central levantada é que o absoluto respeito à liderança, assim como o culto à personalidade de Plínio Salgado, enfraqueceram as iniciativas relativamente autônomas dos integralistas, seja no contexto autoritário, bem como durante o processo de transição democrática.
Uploads
Books by Odilon Caldeira Neto
PhD Thesis by Odilon Caldeira Neto
National Order Party (PRONA), an organization led by Eneas Ferreira
Carneiro. Founded in 1989 and existed until 2006, PRONA represented a
radical right alternative to the Brazilian democratic order, adding several
layers of Brazilian political conservatism and authoritariansm after the
end of Military dictatorship. Thus, the research is divided into two core
and complementary lines. First, is to analyze the diversity constituted by
the Party, that is, which paths were taken by a small party label that
sought to elect their leader as President. In addition, the research also
aimed at analyzing the circularity of ideas that permeated the political
party in question, particularly in the context of cooperation of the
Brazilian radical right and its precepts and conservative and authoritarian
values. In this way, seeks to analyze not only the trajectory of their own
party, but also their relationships on a national and international scale.
Masters Thesis by Odilon Caldeira Neto
--
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a presença, intensidade e a importância do antissemitismo no integralismo em momentos distintos, isto é, a primeira e mais importante fase institucional do movimento, a Ação Integralista Brasileira fundada oficialmente em 1932, e os atuais grupos neointegralistas, que são pequenos grupos que, desde a morte do chefe nacional dos integralistas (Plínio Salgado), tentam rearticular as forças e os anseios de novos e antigos militantes na reorganização do integralismo, um dos principais movimentos da história política brasileira, marcado pelo discurso nacionalista, autoritário, fascista e intolerante. O antissemitismo, em ambos os contextos históricos, apesar de presente em diversas intensidades, constitui-se em um ponto de esquecimento da trajetória integralista, ao mesmo tempo em que se busca a utilização constante de alguns pressupostos de um discurso intolerante e preconceituoso contra os judeus, numa prática que leva em conta tanto o passado institucional integralista quanto as “necessidades” e limitações a tal prática existentes na sociedade do tempo presente.
Papers by Odilon Caldeira Neto
uma perspectiva histórica, destacando suas conexões internacionais desde o século XX. Dividido entre a direita radical e a extrema-direita, o texto explora de que forma, inicialmente, movimentos autoritários como o integralismo se conectaram ao fascismo europeu. No cenário contemporâneo, o bolsonarismo retoma esse transnacionalismo ao se alinhar ao trumpismo e a figuras como Steve Bannon e em espaços como o CPAC e o Foro de Madri. Já grupos neofascistas expandem suas redes globais, conectando-se com movimentos neonazistas e supremacistas por meio da internet. O estudo conclui que o transnacionalismo da ultradireita brasileira é um processo contínuo de adaptação e propagação de ideias globais, moldado por contextos históricos distintos.
With the recent rise of right-wing groups in Brazil, which culminated in Jair Bolsonaro’s election, as well as in the election of other far-right-wing leaders, the impacts of these new arrangements in the Brazilian political and partisan field are put into question, besides which assumptions and ideological affiliations are at stake. In addition to categories such as ‘new right-wing groups,’ terms like ‘neo-fascism’ are used indiscriminately to interpret the most varied expressions and groups. In order to put these aspects into question, this article brings an overview of the relations between little neofascist groups and partisan political forces in Brazil. By analyzing from the moment of democratic transition until Bolsonaro’s election, the relations and disputes between little neo-fascist groups and partisan groups were investigated, in order to see the various disputes existing in the Brazilian far right-wing throughout the ‘New Republic.’Abstract
National Order Party (PRONA), an organization led by Eneas Ferreira
Carneiro. Founded in 1989 and existed until 2006, PRONA represented a
radical right alternative to the Brazilian democratic order, adding several
layers of Brazilian political conservatism and authoritariansm after the
end of Military dictatorship. Thus, the research is divided into two core
and complementary lines. First, is to analyze the diversity constituted by
the Party, that is, which paths were taken by a small party label that
sought to elect their leader as President. In addition, the research also
aimed at analyzing the circularity of ideas that permeated the political
party in question, particularly in the context of cooperation of the
Brazilian radical right and its precepts and conservative and authoritarian
values. In this way, seeks to analyze not only the trajectory of their own
party, but also their relationships on a national and international scale.
--
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a presença, intensidade e a importância do antissemitismo no integralismo em momentos distintos, isto é, a primeira e mais importante fase institucional do movimento, a Ação Integralista Brasileira fundada oficialmente em 1932, e os atuais grupos neointegralistas, que são pequenos grupos que, desde a morte do chefe nacional dos integralistas (Plínio Salgado), tentam rearticular as forças e os anseios de novos e antigos militantes na reorganização do integralismo, um dos principais movimentos da história política brasileira, marcado pelo discurso nacionalista, autoritário, fascista e intolerante. O antissemitismo, em ambos os contextos históricos, apesar de presente em diversas intensidades, constitui-se em um ponto de esquecimento da trajetória integralista, ao mesmo tempo em que se busca a utilização constante de alguns pressupostos de um discurso intolerante e preconceituoso contra os judeus, numa prática que leva em conta tanto o passado institucional integralista quanto as “necessidades” e limitações a tal prática existentes na sociedade do tempo presente.
uma perspectiva histórica, destacando suas conexões internacionais desde o século XX. Dividido entre a direita radical e a extrema-direita, o texto explora de que forma, inicialmente, movimentos autoritários como o integralismo se conectaram ao fascismo europeu. No cenário contemporâneo, o bolsonarismo retoma esse transnacionalismo ao se alinhar ao trumpismo e a figuras como Steve Bannon e em espaços como o CPAC e o Foro de Madri. Já grupos neofascistas expandem suas redes globais, conectando-se com movimentos neonazistas e supremacistas por meio da internet. O estudo conclui que o transnacionalismo da ultradireita brasileira é um processo contínuo de adaptação e propagação de ideias globais, moldado por contextos históricos distintos.
With the recent rise of right-wing groups in Brazil, which culminated in Jair Bolsonaro’s election, as well as in the election of other far-right-wing leaders, the impacts of these new arrangements in the Brazilian political and partisan field are put into question, besides which assumptions and ideological affiliations are at stake. In addition to categories such as ‘new right-wing groups,’ terms like ‘neo-fascism’ are used indiscriminately to interpret the most varied expressions and groups. In order to put these aspects into question, this article brings an overview of the relations between little neofascist groups and partisan political forces in Brazil. By analyzing from the moment of democratic transition until Bolsonaro’s election, the relations and disputes between little neo-fascist groups and partisan groups were investigated, in order to see the various disputes existing in the Brazilian far right-wing throughout the ‘New Republic.’Abstract
GONÇALVES, Leandro Pereira; CALDEIRA NETO, Odilon . "Culturas políticas, autoritarismos e historicidade": uma entrevista com Rodrigo Patto Sá Motta. Historiae (impresso), v. 9, p. 137-146, 2018.
http://www.comciencia.br/neonazismo-no-brasil-uma-leitura-e-algumas-hipoteses/
Abstract. The Latin American dictatorships (from the military coups up to the regimes' consolidation) made possible the development of neofascism as a phenomenon and as a modus operandi. This article aims both to indicate a relationship between the South Cone military regimes' bureaucracy and neofascist organizations and to show the sophisticated and complex character of this process.
Veintiuno Editores Argentina, 157 pp., ISBN: 978-987-629-801-8.
Review: VELASCO E CRUZ, Sebastião; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (Org.). Direita, volver!: o retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015
Disponível em: http://sosbrasilsoberano.org.br/odilon-caldeira-neto-o-brasil-entre-fascismos-e-neofascismos/