Quanto custa perder os seus melhores profissionais?
Turnover: quanto custa perder os seus melhores profissionais?

Quanto custa perder os seus melhores profissionais?

O turnover é um termo que não sai do radar dos profissionais de RH. E é um assunto que sempre desperta interesse e preocupação, principalmente no momento em que vivemos. 

As demissões voluntárias aumentaram no mundo todo e para você ter uma ideia, a média de turnover chegou a dobrar e bateu os 82% aqui no Brasil. Isso é bem preocupante. 

Precisamos entender por que os funcionários estão saindo e como isso afeta a organização. Afinal, os impactos são grandes! Vamos explorar melhor o assunto e trazer soluções no decorrer do artigo. Bora lá. 

Quais os impactos do alto turnover?

Vamos começar do começo. O turnover, ou rotatividade, é uma taxa que basicamente mostra quantos colaboradores deixam sua empresa, seja voluntariamente ou não. Esse é um dado normal e um tanto quanto esperado. O problema é quando os números são altos. 

Sempre que você perde um funcionário, você também perde conhecimento, habilidades, relacionamentos, produtividade e tudo isso impacta a integridade do seu time. 

É preciso recomeçar, encontrar alguém para essa função, mas não podemos esquecer que recrutar e treinar um novo funcionário é caro, demanda tempo e pode vir acompanhado de processos longos e cansativos para o RH. 

Sim, os custos são grandes e a perda impacta todo o seu time. 

Agora imagina quando o turnover é alto, quando esse processo e todos esses gastos acontecem com uma alta frequência, a situação acaba ficando insustentável. 

E o que fazer não só para resolver isso, mas para evitar chegar a esse ponto? É o que vamos falar a seguir. 

Como evitar o alto turnover? 

Sabemos que o mercado mudou, o comportamento e expectativas dos profissionais mudaram, a forma como trabalhamos e a perspectiva que temos sobre o trabalho também. 

A principal questão em evitar o alto turnover é manter sua competitividade neste novo mercado. Mas como? 

Veja alguns pontos que são extremamente importantes:


Recrutamento e seleção eficiente: tudo começa contratando pessoas que estejam alinhadas com a cultura da sua empresa e que tenham as habilidades necessárias para o cargo. Isso reduzirá as chances de uma má adaptação e do turnover. 


Ambiente de trabalho agradável: quem não gosta de trabalhar em um ambiente acolhedor e positivo? Promover uma cultura saudável, onde os funcionários se sintam valorizados, respeitados e motivados, é uma prática que também promove motivação e retenção. 


Desenvolvimento: todos queremos crescer profissionalmente! Investir em programas de treinamento e desenvolvimento é dar atenção e relevância para as carreiras de seus colaboradores e, claro, que ajuda a aumentar a retenção.


Remuneração e benefícios competitivos: oferecer remunerações adequadas com o mercado é essencial, além de priorizar os benefícios que atendam às necessidades e expectativas dos colaboradores. Dinheiro não é o único fator de decisão para retenção, mas é tão importante quanto. 


Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: a flexibilidade é prioridade, todos precisamos de tempo livre para cuidar de nossas vidas pessoais. Isso ajuda a reduzir o estresse e aumenta a satisfação no trabalho.


Para que tudo isso aconteça, precisamos entender e analisar as necessidades e prioridades dos nossos colaboradores. Cada um tem um perfil diferente, afinal somos todos seres individuais, certo?  

É aí que o People Analytics entra em cena, para ajudar a entender e melhorar a gestão dos colaboradores. 

Turnover e People Analytics? Qual a relação?

O People Analytics analisa e compara dados de desempenho, engajamento e até mesmo de satisfação dos colaboradores para gerar insights valiosos sobre as suas necessidades e motivações no trabalho. O que, consequentemente, também gera análises sobre as razões por trás do turnover.

Ou seja, conseguimos identificar tendências que indicam o porquê os funcionários estão deixando a empresa. E com base nessas informações, os gestores podem tomar medidas adequadas para melhorar a retenção.

Também é possível identificar os colaboradores que têm maiores chances de sair da empresa e criar estratégias para prevenir o alto turnover. 

Bem legal, não é?

Dia 25.05 teremos um episódio inédito de People Analytics no Futuro do RH! Fique ligado no nosso YouTube.

Excelente! O turnover tem impacto imediato, assim como a despesa adicional da reposição do profissional. Entender os mecanismos que levam a perda de profissionais é fundamental para o equilíbrio do time e, por consequência, do negócio no longo prazo! 😀

Gabriel Zingo

Empreendedor | CMO | Growth | RevOps

1 a

Que texto maravilhoso! Parabéns Piwi®

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Piwi®

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos